15/12/2023

Requerimento 003 do Vereador Gilmar Rech

Encaminhado ao Excelentíssimo Senhor Deputado Estadual/MDB, Carlos Búrigo.

O Vereador Gilmar Rech e os demais vereadores subscritos, encaminham requerimento 003/2023 ao Excelentíssimo Senhor Deputado Estadual Carlos Búrigo, referente ao corte e poda das árvores de eucaliptos situados as margens da BR 116, KM 82 em Campestre da Serra.

Trata-se de reivindicações da comunidade a respeito da segurança de motoristas de veículos, pedestres  e ciclistas que utilizam referido trajeto no KM 82 na BR 116, no que diz respeito a constante queda de árvores sobre a pista da rodovia, principalmente no que se refere ao risco de acidente de trânsito.

Como se sabe, a BR 116, corta nosso Município, deste modo, devemos oferecer segurança aos usuários da via, obstáculos fixos como árvores devem respeitar uma distância mínima da rodovia.

A retirada das árvores, contribuirá para aumentar a segurança viária da BR 116, além de evitar colisões graves, a supressão vegetal impedirá que árvores ou galhos caiam sobre as pistas devido a ventanias ou queimadas, ocorrências que também representam riscos.

Por reiteradas vezes, foram cobradas providências Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- DNIT, sem, no entanto, obtermos, uma resposta positiva.