20/11/2023

Poder Executivo implanta programa de castração de cães e gatos

O projeto foi elaborado pelo Vereador Jandir Antônio José Martins

Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas.

O projeto de Lei que institui o controle populacional de cães e gatos, foi elaborado pelo Vereador Jandir Antônio José Martins, sendo aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 27 de outubro de 2022, e sancionado pelo Prefeito Municipal no dia 01 de novembro de 2022.

O programa está sendo implantado pela  Secretaria de Assistência Social. Serão castrados em torno de 25 a 30 animais por mês, as castrações funcionarão da seguinte forma: serão contempladas as famílias inscritas no Cadastro Único, que necessitem castrar seus animais de estimação. À princípio as castrações tem como prioridade  gatas e cadelas.

Entende-se que a castração de cães e gatos, além de evitar o abandono e sofrimento de animais, é vital para a saúde humana.