09/06/2022

Moção de Repúdio do Vereador Nilmar Maciel ao Projeto de Lei 97/2022

Na sessão ordinária do dia 09 de junho de 2022, foi apresentada pelo Vereador Nilmar Maciel uma Moção de Repúdio ao Projeto de Lei 97/2022, que proíbe a realização de rodeios, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul.

Sob a justificativa de que, na realização desses eventos, os animais são submetidos a situações utrajantes de crueldade e tortura, sendo que tais práticas não são admitidas nos eventos. Um argumento que só demonstra o desconhecimento da cultura, dos valores e dos ideais do homem do campo, cultivados e preservados nos eventos campeiros.

Os rodeios precisam ser mantidos. Esses eventos, além da grande manifestação cultural, de lazer, esportiva, histórica, são fontes de renda das famílias, além do valor sentimental que o tiro de laço e outras provas campeiras representam, trazendo a história do nosso Estado, que foi feito às patas de cavalos. O rodeio tem ainda um cunho social importante para as crianças e para as famílias onde valores e conhecimento são repassados de geração em geração.

Quando um rodeio acontece em alguma cidade, muitas pessoas de outras regiões vão participar, movimentando o comércio, a alimentação, combustíveis, entre outros, fortalecendo a economia daquele local e toda uma cadeia econômica que depende da festividade, exaltando o mundo do cavalo e setores afins. Além disso, os rodeios precisam seguir uma série de regras para serem realizados. O tiro de laço tem regras e tudo que acontece é monitorado e fiscalizado pelas autoridades competentes.

Campestre da Serra, se orgulha, com a realização de rodeios, mostrando a pujança de provas campeiras, em especial o tiro de laço, estabelecendo a confraternização familiar, empregos, renda e valores sentimentais do tradicionalismo gaúcho.