25/08/2023

Integrantes do CTG Campestre de Guachos ocupam a Tribuna Livre.

CTG Campestre de Guachos receberá a Chama Crioula.

Na sessão ordinária do dia 24 de agosto, Ereni da Fonseca, Posteira do CTG Campestre de Guachos, ocupou a Tribuna Livre para convidar à todos os munícipes para participarem das cerimônias de recebimento da Chama Crioula, neste dia 26 de agosto.

A Chama está sendo distribuída para as 30 Regiões Tradicionalistas do Estado, que levam o fogo para todos os 497 Municípios Gaúchos, Campestre da Serra pertence à 8° Região Tradicionalista, e daqui a Chama será distribuída aos 16 Municípios que compõe a região.

Essa tradição começou em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, em Porto Alegre, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.

A chama deve chegar a todas as cidades antes do dia 20 de setembro, data máxima do tradicionalismo e momento em que o fogo é extinto, e este ano ela virá para Campestre da Serra do Município de Cristal, sendo todo o trajeto percorrido a cavalo, conduzida pelos cavaleiros do Piquete 35 de Lagoa Vermelha e Vacarianos a Cavalo.

Em nome da Patronagem do CTG Campestre de Guachos, Ereni convidou as autoridades municipais: prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários, o pároco da nossa paróquia Padre Nilson, Polícia Civil e Brigada Militar, para participarem das Cerimônias.

Ao meio dia haverá almoço por adesão, por volta das 13h acontecerá a chegada da Chama e a Cerimônia de recepção, e as 15h será feita a distribuição das centelhas da Chama Crioula para todos os Municípios da 8° Região Tradicionalista.

E todos os Munícipes também foram convidados para participarem deste evento que é muito especial e gratificante para todos tradicionalistas.