25/07/2023

Conheça nossos homenageados a "Agricultor(a) Destaque de 2023"

Felisbino e Nair Giequelin serão homenageados na Sessão Solene que se realizará dia 27 de julho

Felisbino Giequelin, filho de Helena Bresolin Giequelin (in memória) e Augusto Giequelin (in memória), nasceu em São Manoel, em 17 de julho de 1947, onde vive até hoje. Felisbino desde muito pequeno, juntamente com seus 7 irmãos, trabalhava na agricultura, plantando milho, trigo e feijão. Naquela época contavam com a ajuda de cavalos para auxiliar nas tarefas da roça. Com 25 anos casou-se com Nair Romani, e tiveram três filhos: Márcia, Célio e Cassiane.

Para o sustento da família, Felisbino e Nair tinham como fonte de renda plantações de milho, venda de lenhas e trabalho diário em uma pedreira. Com o passar dos anos investiram na propriedade, e construíram seu primeiro parreiral de uvas, seguidamente iniciaram uma sociedade com seu filho Célio, investindo na produção de verduras e alguns legumes, sendo eles: beterraba, cenoura, aipim, cebola e pimentão, que comercializavam na Feira de Produtos de Vacaria, onde iam todos os sábados, por 20 anos consecutivos.

Enfrentaram muitas dificuldades ao decorrer do tempo, até que surgiu a oportunidade de construir um aviário com a concessão de verbas da instituição financeira, ampliaram suas produções de uvas convencionais e protegidas, amora, caqueiros, laranjas e pessegueiros. Com algumas vacas de leite faziam e ainda fazem queijo até hoje, onde vendem na comunidade. Era desta forma que proporcionavam o sustento para a família.

Atualmente seus filhos construíram suas famílias e seguem o exemplo de seus pais, trabalhando na agricultura. Felisbino, atualmente com 76 anos e Nair com 69 anos ainda trabalham na roça fazendo pequenos trabalhos, deixando o exemplo para seus filhos e netos.

A Câmara de Vereadores de Campestre da Serra tem a honra de homenagear Felisbino e Nair Giequelin como “Agricultor(a) Destaque 2023”, por sua história e dedicação em sua profissão.

A Sessão Solene será dia 27 de julho, às 19h, na sede da Câmara de Vereadores.