25/07/2023

Conheça nosso homenageado a "Motorista Destaque de 2023"

Antônio Casanova será homenageado na Sessão Solene que se realizará dia 27 de julho.

Antônio Casanova nasceu em 1953, na cidade de São Marcos. Alguns anos depois se mudou com seus pais para Campestre da Serra, onde trabalhou na roça durante sua infância e juventude.

Em 1973 tirou a carteira de motorista, nesta mesma época seu pai comprou um Ford 350, onde Antônio começou fazendo fretes de uva para os agricultores aqui do Município. Em 1978, os Senhores Leocídio Garciano e Juarez Lionço o convidaram para fazer algumas viagens para conhecer e aprender a trabalhar com eles, dois meses depois, após ter obtido bons resultados nas viagens, Antônio já estava trabalhando com caminhão, e assim iniciava sua vida profissional como caminhoneiro na empresa Michelon. Seu caminhão nessa época era um Mercedez Benz 2013 câmara fria. Sua primeira viagem foi para o Rio de Janeiro.

Em 1979, Antônio fez sua primeira viagem internacional para o Uruguai, para a cidade de Montevidéu. Em 1980 já possuía um caminhão 0 km, um Fiat 140 truck, onde fazia os trajetos  Uruguai, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 1981, começou a trabalhar com caminhão carreta, um Scania LK 141, esse caminhão ficou conhecido pelo seriado “Carga Pesada”, nesta época, Antônio trabalhava na linha norte, nordeste.

Em 1983, Antônio casou-se com Marli Andreola, que por sua vez, o acompanhou em suas viagens até o ano de 1985, quando nasceu seu primeiro filho Caoe, que hoje em dia também segue os passos do pai trabalhando na estrada.

Em 1984, além de viajar por todo Brasil, também fazia a linha internacional Argentina e Uruguai, com um Scania 142.

Em 1992, nasce sua segunda filha, Érica, e em 1995, seu terceiro filho, Jean.

Em 1994, Antônio viajou com o primeiro caminhão Volvo FH que veio para o Brasil da Holanda, adquirido pela transportadora Michelon. Mesmo contrariado, pela modernidade e complexidade do caminhão na época, aceitou e passou a viajar com o mesmo, e, voltou a fazer os trechos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, toda América Latina, além de todo o Brasil.

Em 1999, comprou seu primeiro caminhão, em sociedade com seu irmão Luíz Casanova, um dos primeiros da marca Iveco que veio ao Brasil. Mais tarde comprou outro caminhão com seu cunhado Fernando.

Neste tempo, Antônio continuou prestando serviços para a Michelon, até o encerramento das atividades da empresa, por volta do ano de 2010. Logo após seguiu trabalhando autônomo, já possuía um caminhão próprio, um Volvo FH12. Após dois anos, Antônio passou esse mesmo caminhão para seu filho Caoe, que trabalha com o mesmo até hoje.

Antônio foi um grande exemplo de profissional, a empresa Michelon sempre o reconheceu muito pelo seu esforço, dedicação, integridade e honestidade, mesmos valores que Antônio passou a seus filhos, principalmente a Caoe que seguiu nesta mesma profissão.

A Câmara de Vereadores de Campestre da Serra tem a honra de homenagear Antônio Casanova como “Motorista Destaque 2023”, por sua história e dedicação em sua profissão.

A Sessão Solene será dia 27 de julho, às 19h, na sede da Câmara de Vereadores.