Portal Destaque
Conteúdo Menu
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

27/09/2023

Aprovado projeto que declara Campestre da Serra "Capital Gaúcha da Amora"

O projeto de lei que declara o município de Campestre da Serra como a “Capital Gaúcha da Amora” foi aprovado na Assembleia Legislativa.

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O projeto de lei que declara o município de Campestre da Serra como a “Capital Gaúcha da Amora” foi aprovado na Assembleia Legislativa. A iniciativa do então deputado Sérgio Turra teve sequência pelo deputado Guilherme Pasin, que reapresentou a proposta, aprovada na Comissão de Assuntos Municipais. “Esse projeto vai muito além do título de Capital Gaúcha da Amora. A partir da sanção, Campestre da Serra passará a ser referência na produção e comercialização de amora, movimentando a economia e o turismo no município”, explica Pasin.

O cultivo de amora em Campestre da Serra teve grande expansão a partir de 1996 e, em 2021, a produção do fruto chegou a 1.500.000kg, representando uma receita bruta de R$ 8 milhões e produtividade média de 15.000kg por hectare. Para este ano, a previsão é de que ocorra um acréscimo na produção, passando para duas mil toneladas. O produto é enviado para todas as regiões do país, principalmente Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Como o projeto tem tramitação conclusiva, não precisa passar pelo plenário para votação, bastando a aprovação na comissão de mérito. O texto agora segue para sanção do governador.

As variedades mais cultivadas são de 95% da tupy e 5% da caygangue.   Os principais compradores da amora cultivada em Campestre da Serra são os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, entre outros.

A amora é utilizada para consumo inatura, e a polpa para fazer suco, geléias, sorvetes e cosméticos. Entre os desafios para o setor, o secretário Tairo Balardin destaca a necessidade do aumento da capacidade de estocagem, inserção de tecnologias de irrigação e maior quantidade de defensivos registrados para a cultura.